Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Byrsonima fonsecae W.R.Anderson CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 05-09-2012

Criterio: B2ab(ii,iii)

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Byrsonima fonsecae se caracteriza por apresentar forma de vida arbórea, atingindo até cinco metros de altura. A espécie é endêmica restrita às Matas Ciliares e aos Campos Rupestres da região da Serra do Cipó, no Estado de Minas Gerais, apresentando AOO de 8 km². As queimadas na Serra do Cipó são regulares e, normalmente, destroem vastas áreas. Além disso, o turismo desordenado vem gerando graves impactos ambientais na região. Suspeita-se que a espécie venha sofrendo com o declínio contínuo de sua área de ocupação e qualidade do hábitat, causados em especial pelos incêndios frequentes. A espécie foi categorizada como "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Byrsonima fonsecae W.R.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Byrsonima fonsecae recebe esse nome em homenagem a Sidney Geraldo da Fonseca, coletor e amigo de Anderson descritor da espécie. B. fonsecae é mais semelhante a B. vernicosa, uma espécie rara conhecida somente nas proximidade de Petrópolis, RJ, e B. nervosa, comum do Planalto brasileiro. As três espécies compartilham similaridades nas anteras, frutos grandes, flores pedunculadas e folhas grandes, pecioladas, obovadas e coriáceas. Entretanto, B. vernicosa e B. nervosa possuem flores mais densamente e persistentemente tomentosas na face abaxial, enquanto em B. fonsecae a lâmina é levemente pilosa abaixo na maturidade (Anderson, 1982).

Distribuição

Endêmica da Serra do Cipó em Minas Gerais (Biodiversitas, 2005).

Ecologia

Árvore de 5 m de altura, ramos seríceos a glabros. Folhas obovadas a levemente elípticas, coriáceas e pouco enrugadas na face adaxial. Pétalas brancas glabras e sépalas avermelhadas tomentosas em ambas as faces. Frutos verdes, globosos achatados (Anderson, 1982).

Ameaças

9.9 Restricted range
Incidência local
Severidade high
Detalhes Espécie com distribuição restrita.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista de espécies ameaçadas de Lista de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

1.2.1.2 National level
Observações: "Deficiente de Dados" (DD). de acordo com Espéciesda flora brasileira ameaçadas de extinção (MMA, 2008).

Referências

- ANDERSON, W.R. Notes on Neotropical Malpighiaceae - I. Contr. univ. Michigan Herb., v. 15, p. 98-100, 1982.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MAMEDE , M.C.H. Byrsonima in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008828>. Acesso em: 24/08/2011.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Byrsonima fonsecae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Byrsonima fonsecae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 05/09/2012 - 18:12:11